O envelhecimento tem sido percebido nas últimas décadas como um processo natural, que apresenta um aumento da fragilidade e vulnerabilidade devido a deteriorização da saúde e do estilo de vida. Inúmeras especialidades médicas estão envolvidas e como não poderia de ser, a Ortopedia faz parte também deste contexto.Ao nos depararmos com um indivíduo idoso, poliqueixoso, deveremos ser capazes de identificar as possíveis causas destes sintomas e instituirmos um tratamento correto.A presença de uma fratura vertebral prevalente, pode se manifestar com um quadro doloroso de média intensidade. Estas dores muitas vezes não são corretamente investigadas sendo rotuladas, como resultado de alterações degenerativas, tão comum nesta faixa etária.A fratura vertebral prevalente, é a mais comum e precoce das fraturas osteoporóticas. A sua detecção precoce, permite ao médico iniciar imediatamente o tratamento da osteoporose. Entretanto o que tem sido visto é a perda deste precioso momento, ao não investigarmos através de radiografias ou de LVA a presença destas fraturas vertebrais, decorrentes da osteoporose, postergando assim por um tempo a instituição do Tratamento da Osteoporose.
Visando proporcionar aos ortopedistas uma maior conhecimento sobre esta área, foi criado o COMITÊ DE DOENÇAS OSTEOMETABÓLICAS em 1996 no CBOT em Curitiba, pelo Dr. Lindomar Guimarães Oliveira, Dr. Édson Cerqueira, Dr. Roberto Guarniero, Bernardo Stolnick, Dr. Juárez Albieri, Dr. Raimundo Grossi, Dr. Nelson Menda e Sergio Ragi Eis (in memorian). Outros colegas como o saudoso Dr. Henrique Motta, o Dr. Márcio Passini, Dra. Cecilia Richard, Dr. Marcos Tadeu Richard, Dr. Claudio Mancini, Dr. Paulo Roberto Sant
Uma ideia , uma vontade e muita garra!
Sim porque o momento atual não era propício !
Assim nasceu a idéia da publicação do TRATADO DE DOENÇAS OSTEOMETABÓLICAS abrangendo áreas relativas às mais diversas patologias desta área .
Envolver profissionais de diversas especialidades comprometidos com esta entidade, por ser a mesma multidisciplinar, foi o nosso objetivo !
Compartilhar neste tratado conhecimentos desde a ciência básica à conhecimentos atuais sobre prevenção , diagnóstico, tratamento conservador e ou cirúrgico, complicações entre outros temas foi nosso desafio !
E com muita honra e orgulho que estamos chegando na fase final da editoração , junto com todo nosso “ time da ABOOM “ , todos editores , que se dedicaram incansavelmente para tornar esta obra uma realidade e, enriquecer o conhecimento de todos !
Cecilia Richard- Presidente da ABOOM 2020-2021
Aqui você encontrará os estudos mais importantes sobre osteoporose e doenças osteometabólicas, artigos comentados e muito mais. Feito de forma prática para auxiliar no seu dia a dia. Seja muito bem-vindo.
Seja Associado